Um blog que não visa apenas informação, mas a forma divertida e responsável de informar conteúdos importantes na vida alheia. Seja um A.N.D.R.E. (Agente Nacional de Divisão de Reportagem Especial), me auxiliando nessa troca de notícias que fazem parte do nosso dia a dia.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

EDUCAÇÃO AMBIENTAL- CONSUMO SUSTENTÁVEL - ÓLEO EM SABÃO



"Um dos aspectos mais trágicos da condição humana reside na distância entre as regras institucionalizadas e as regras que brotam de cada um" (Lencastre,2004)


O óleo de cozinha que é jogado fora diariamente pelas famílias brasileiras pode obstruir encanações, impede a oxigenação das águas de rios e mata animais aquáticos. O aproveitamento, não só impede que o resíduo chegue a um destino indesejado, como o transforma em algo útil: sabão.

Diariamente, em milhões de lares brasileiros, o óleo utilizado na fritura de alimentos é jogado fora pela pia da cozinha. O ato, muito comum, é aparentemente inofensivo. Mas os impactos ambientais são de proporções trágicas. Um litro de óleo polui milhões de litros de água. As pessoas podem evitar seu desperdício irresponsável guardando-o em garrafas plásticas e levando-o a cooperativas e centrais de triagem, onde terá um destino adequado. O que poucos sabem é que o resíduo pode ser reciclado e transformado em sabão. 


Qual é a nossa relação à reciclagem de óleo?
 - O trabalho de reciclagem do óleo de cozinha é apenas uma das ações que temos para inserir no cotidiano das pessoas a importância da preservação ambiental, consumo consciente e inclusão social, bases para um desenvolvimento sustentável. O óleo vegetal se descartado de forma errada é tão nocivo ao meio-ambiente quanto um incêndio. E dando a destinação correta, seja reciclando, reaproveitando ou reutilizando. Isso se torna um exemplo do ciclo da reciclagem; o que você usa hoje pode ser reutilizado amanhã.

O que acontece quando o óleo de cozinha é jogado fora de forma irresponsável?
- Sabemos que, um litro de óleo pode poluir milhões de litros de água. O resíduo quando descartado incorretamente provoca danos ambientais desde seu primeiro contato com o local descartado. Se descartado no ralo da pia de cozinha, por exemplo, o óleo já vai prejudicar o encanamento da casa. O fato ocorre porque o óleo gruda na sujeira dos encanamentos e começa criar uma camada que em acúmulo pode entupir a pia.
O mesmo processo acontece com a rede de esgoto, hoje esse é o maior impacto do óleo. São gerados diversos custos de manutenção da rede de esgoto devido a grandes crostas que se formam e provocam entupimentos. Para finalizar, quando o óleo chega aos rios, o impacto é grande também, já que ele se espalha sobre a água e não permite sua oxigenação, matando tudo o que há de vivo dentro dela.


Como as pessoas devem proceder na utilização e armazenamento do óleo de cozinha para evitar prejuízos ao meio ambiente?
- A primeira orientação que damos é fazer o descarte adequado com alguém que irá transformar o óleo em outro produto. No nosso caso, nós coletamos o óleo através de entrega voluntária. Quem tiver interesse em descartar conosco, é só se informar no meu blog. Outra opção é fazer sabão em casa, no finall do meu blog tem uma receita caseira de sabão.

E se a pessoa não tiver acesso ao meu blog
- Deixe um recadinho ou devem armazenar o óleo de cozinha em garrafas plásticas e descartar junto com o lixo reciclável. Chegando a cooperativas e centrais de triagem, ele receberá a destinação adequada.

O que essas pessoas podem fazer para conscientizar seu condomínio ou comunidade a respeito do assunto?
- A falta de informação é realmente um dos principais vilões do meio ambiente urbano. É muito importante que as pessoas, conscientes da problemática do óleo de cozinha, passem essa informação para frente e mobilize seu condomínio, mobilize sua comunidade para descartar adequadamente o resíduo. Isso pode ser feito pela simples proposta em uma reunião condominial ou de amigos do bairro. A conversa com o vizinho também sempre coloca o tema em pauta.

A família brasileira joga fora muito óleo de cozinha?
- Existe um levantamento que indica que quanto maior a classe social, maior é o consumo e, conseqüentemente, maior a quantidade de resíduos que aquela família gera. Na nossa pesquisa  indica que cada família padrão (4 pessoas) consume 2 litros de óleo por mês e descarta aproximadamente 50% desse montante, no mesmo período.

Você disse que 1 litro de óleo polui milhares de litros de água. Por que isso acontece?
- O óleo cria uma camada fina sobre a água e não permite que os raios solares penetrem, não permitindo que as plantas produzam a fotossíntese. Esta fotossíntese é a ação responsável pela oxigenação da água, Quando não é feita, toda matéria viva aquática interrompe seu ciclo de auto-purificação e de vida. Em resumo, a impermeabilização da água causada pela camada de óleo mata as plantas e asfixia os seres vivos. A quantidade de água que pode ser poluída depende das variações da situação da água, por isso afirmamos que 1 litro de óleo polui milhares de litros de água.
Como é o processo da transformação do óleo em sabão?
- Todo o óleo arrecadado é reciclado e proporciona a oportunidade de emprego e aumento da renda familiar, além de noções de cidadania e educação ambiental.
O óleo é então filtrado. A etapa seguinte é a transformação do óleo em massa para sabão. O primeiro é aquecido e misturado com os insumos necessários. O resultado é a massa, que é secada, cortada e embalada.


O que é feito com o sabão produzido?
 - É vendido ou usado para consumo próprio.

O que posso fazer para conscientizar a população a respeito da importância da reciclagem de óleo?
-  Minha missão é incorporar no dia a dia das pessoas práticas de melhoria do meio ambiente, de inclusão social e de consumo consciente, que são as bases do desenvolvimento sustentável. Procurando atingir nosso objetivo propondo práticas de mobilizações ecológicas que possam mudar hábitos e atitudes das pessoas em seu cotidiano. A nossas mobilizações podem acontecer em residências, empresas, escolas e condomínios que agendam visitas para o descarte adequado do óleo.
2 litros de óleo de cozinha usado;
                   350 g de soda em escama;                                                                                      350 ml de água.


Preparo:
1 - Dissolva a soda cáustica na água em um balde reforçado ou em uma lata de tinta de 18 litros. Reserve.
2 - Coloque o óleo, já coado, em um recipiente e leve ao fogo até aquecer em temperatura aproximada de 60º.
3 - Apague o fogo e, em seguida, acrescente a soda, já dissolvida, e mexa até engrossar (cerca de 20 a 30 minutos).
4- Se quiser use essência de eucalipto 
5 - Após esse período despeje o conteúdo em recipientes e aguarde a secagem. Usar depois de 3 a 4 dias.
Importante
Cuidado no manuseio da soda cáustica, pois é um material corrosivo. Utilize luvas e óculos de proteção para evitar qualquer acidente. Deixe o sabão em descanso depois de pronto e,  por alguns dias(3 a 4 dias) antes de utilizá-lo, para que a soda cáustica se dissolva.
Uma maneira bem simples de ajudar na preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário