Um blog que não visa apenas informação, mas a forma divertida e responsável de informar conteúdos importantes na vida alheia. Seja um A.N.D.R.E. (Agente Nacional de Divisão de Reportagem Especial), me auxiliando nessa troca de notícias que fazem parte do nosso dia a dia.

sexta-feira, 3 de maio de 2013



CALO DURO COM NÚCLEO




VERRUGA PLANTAR







É uma dúvida muito comum que ronda os gabinetes podológicos quando nos deparamos com um calo duro, ou seja, um calo com núcleo. Como o cliente apresenta muita dor num determinado ponto, com uma camada queratinizada muito espessa, amarelada e cônica, apresentando até dificuldade ao caminhar, ele já chega ao nosso gabinete com seu pré-diagnóstico: �TENHO UM OLHO-DE-PEIXE� (nome popularmente dado à Verruga Plantar).
Devemos lembrar-nos que essa camada endurecida entra em contato com uma região rica em terminações nervosas que, por esse motivo, doem tanto, chegando até a inflamar. A dor pode ser provocada tanto pelo calo como pela Verruga Plantar, pois sobre eles existe uma pressão direta e perpendicular à pele, de fora para dentro. Mas se pinçarmos a pele que circunda a Verruga Plantar e o cliente demonstrar dor, e associarmos esse fato ao ponteado enegrecido, isto nos serve também de diagnóstico diferencial, pois no calo, se houver tal pinçamento, será totalmente indolor. Muitas vezes a Verruga Plantar aparece precedida de pequenas feridas e traumatismos.
Os calos, uma vez desbastados, podem voltar a se formar, caso o atrito (pressão) continue. O atrito ocorre devido ao uso de sapatos e meias inadequadas, problemas ortopédicos, postura, etc. Portanto, se utilizarmos medidas profiláticas, ou seja, de prevenção, o calo não se formará.
A Verruga Plantar é uma dermatovirose (doença provocada por um vírus). É facilmente confundida com um calo duro por terem uma aparência semelhante, pois o calo, além da hiperqueratose, também pode vascularizar. Todo cuidado é pouco, principalmente se o cliente for diabético.
Outra semelhança que também deve ser considerada é a do núcleo do calo. Em seu lugar, na Verruga Plantar, existe uma raiz com células virais (HPV - Papiloma Vírus Humanos), que se aprofunda na região plantar devido a constante pressão do peso do corpo contra o solo.
As células virais que formam a Verruga Plantar são recobertas e envolvidas por um hiperqueratose que as ultrapassa e que, quando desbastadas, voltam a se formar rapidamente (característica apenas da Verruga Plantar). Às vezes é rodeada por um círculo esbranquiçado, com aspecto ponteado, muitas vezes enegrecido, pois possui capilares que irrigam cada papila que constitui o tumor, trombosando nas extremidades superficiais. Varia muito de tamanho e profundidade. É também muito dolorida, mas pode desaparecer por completo quando removida adequadamente. Caso contrário, reaparece rapidamente


Nenhum comentário:

Postar um comentário