Um blog que não visa apenas informação, mas a forma divertida e responsável de informar conteúdos importantes na vida alheia. Seja um A.N.D.R.E. (Agente Nacional de Divisão de Reportagem Especial), me auxiliando nessa troca de notícias que fazem parte do nosso dia a dia.

quarta-feira, 23 de março de 2011

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE DIABETES

1- O que é o DIABETES?
 É uma doença crônica onde o denominador comum é o aumento da glicose. Esta elevação ocorre por diminuição na produção de insulina ou por dificuldade na ação deste hormônio. A insulina é responsável pelo metabolização da glicose pelas células. A insulina é produzida pelo pâncreas.

2- O que pode favorecer o aparecimento do DIABETES?
O início do DIABETES, em geral requer associação de fatores genéticos com fatores ambientais e com estilo de vida da pessoa. Entre os mais conhecidos encontramos a obesidade e o sedentarismo.

3- Existe mais de um tipo de Diabetes?
As formas mais comuns são Tipo I DIABETES Mellitus Insulino- dependente: Geralmente ocorre em crianças, jovens e adulto jovens e necessita de insulina para o seu controle.
Tipo II DIABETES Mellitus NÃO Insulino: É o tipo mais frequente de DIABETES, aparece geralmente após os 40 anos de idade.
DIABETES GESTACIONAL: É o tipo que aparece na gravidez, sobretudo se a mulher:
- tem mais de 30 anos,
- tem parentes próximos com DIABETES,
- já teve filhos pesando mais de 4 kg ao nascer,
- já teve abortos ou natimortos,
- é obesa ou aumento muito de peso durante a gestação.

4- Quais são os sintomas do DIABETES?
Os mais comuns são: sede excessiva, excesso de urina, muita fome, cansaço e emagrecimento. Mas muitas pessoas adultas tem diabetes e não sabem. Os sintomas muitas vezes, são vagos como formigamento nas mãos e pés, dormèncias, pesos ou dores nas pernas, infecções repetidas na pele e mucosas. Portanto, é importante pesquisar DIABETES em todas as pessoas com mais de 40 anos de idade.

5- Será que tenho DIABETES?
 O diagnóstico é feito através do exame laboratorial de sangue (glicemia).

6- Qual o tratamento para o DIABETES?
 Envolve as medidas não medicamentosas e as medicamentosas. O primeiro conjunto é representado por um plano alimentar, um plano de atividade física e um plano de educação, caso esta medidas não sejam suficientes, está indicado as medidas medicamentosas com os comprimidos orais e a insulina. Os portadores de DIABETES tipo 1 devem usar insulina desde o diagnóstico.

7- Quais as complicações do DIABETES?
A elevação aguda da glicemia pode resultar em coma. Mas as principais complicações são crônicas como: doença vascular periférica, insuficiência renal, neuropatia, retinopatia.
O controle da glicemia previne estas complicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário